DESarquivos - práticas de invenção, vida e parentesco
A exposição fotográfica DESarquivos - práticas de invenção, vida e parentesco aconteceu na A Galeria, no Ativa Atelier Livre, do dia 02/03 até o dia 23/03/2024. O trabalho do coletivo feminino de arte formado por Madame Pagu, Nayara Rangel, Ulla von Czékus e Vânia Viana se debruça sobre o feminino, a percepção da passagem do tempo e as memórias, a partir de fotografias de arquivo, para narrar histórias que cultivam memórias reais e fabuladas. A mostra conta com curadoria de Fábio Gatti.
Arquivo é o lugar onde tudo se encontra ordenado, catalogado, descrito. Desarquivar, portanto, é tornar visível, devolver à vida, acessar memórias. “Desarquivar é nossa maneira de desvelar a atualidade das angústias que muitos dos contratos sociais precisam reavaliar, como posturas e regras que foram, ao longo do tempo, impostas às mulheres”, comenta Fábio Gatti.
A exposição reúne quatro trabalhos: Motherhood, Ainda Paisagem, White Balance e Tudo o que cai na água voa. “Ao abrirem suas vidas privadas, as artistas desarquivam não a sua memória, mas o apagamento delas, enquanto emprestam ao presente o devir futuro. Cada qual ao seu modo, cria práticas de invenção, de vida e de parentesco na individualidade dos seus trabalhos e na comunhão entre eles”, conta Fábio Gatti.
The photographic exhibition DESarquivos - practices of invention, life and kinship took place at A Galeria, at Ativa Atelier Livre, from 03/02 until 03/23/2024. The work of the female art collective formed by Madame Pagu, Nayara Rangel, Ulla von Czékus and Vânia Viana focuses on the feminine, the perception of the passage of time and memories, based on archive photographs, to narrate stories that cultivate real and fabled memories. The exhibition is curated by Fábio Gatti.
Archive is the place where everything is ordered, catalogued, described. Unarchiving, therefore, means making visible, returning to life, accessing memories. “Unarchiving is our way of revealing the current anxieties that many social contracts need to reevaluate, such as attitudes and rules that have been, over time, imposed on women”, comments Fábio Gatti.
The exhibition brings together four works: Motherhood, Ainda paisagem, White Balance and Tudo que cai na água voa. “By opening up their private lives, the artists unarchive not their memory, but the obliteration of it, while lending the future to the present. Each one in their own way, creates practices of invention, life and kinship in the individuality of their work and in the communion between them”, says Fábio Gatti.
Fotos: Zeza Maria